Notícias

Posts populares
14 fevereiro 2018

Preparem os ponteiros. Horário de Verão termina neste domingo (18)

||
0 Comment
|

O Horário de Verão termina neste domingo, dia 18, a partir da meia-noite, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, visa proporcionar uma economia de energia elétrica, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo maior aproveitamento da luminosidade natural.

A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931. No ano passado, o governo Federal estudou acabar com o horário devido à redução na economia de energia nos últimos anos, mas decidiu manter a prática.

O ajuste do horário vale para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Em 2018, mesmo mantendo o horário de verão, o governo editou um decreto para reduzir em duas semanas o próximo período do horário, atendendo a um pedido da Justiça Eleitoral. Sendo assim, os relógios serão alterados apenas depois do 2º turno das eleições, no primeiro domingo de novembro, dia 4.

Segundo o TSE, o tribunal Superior Eleitoral, o adiamento do horário de verão vai facilitar a apuração dos votos, diminuindo a diferença entre o fim do pleito no Acre e nas regiões que seguem o horário de Brasília.

Central de Jornalismo

Com informações da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Foto: USP Imagens

Deixe um Comentário